QUEIJO COALHO, CASEIRO, COMO FAZER

QUEIJO COALHO,CASEIRO,COMO FAZER

Para 10 litros de leite de vaca usa-se 1 tampinha de qualhada química ou qualheira de boi comprada em lojas do ramo, seco e salgado. Se utilizar a qualheira, coloque um pedacinho dentro do leite. 10 litros de leite dá para 1 kilo de queijo. Depois de colocar o leite para talhar, mexa de vez em quando para acelerar o processo. Qualhado o leite é hora de passá-lo por uma peneira fina para separar a massa do soro. Vá colocando essa massa pressionando bem para retirar todo soro e vá alisando o queijo. Quando estiver bem liso, lave para retirar os resíduos e polvilhe sal para curar o queijo por 4 horas. Vire o lado e coloque mais sal. No dia seguinte o queijo está pronto e dura 15 dias fora da geladeira.

PAPEL MACHÊ, COMO FAZER

PAPEL MACHÊ, COMO FAZER
O papel machê é muito usado para fazer máscaras. Pique dois rolos de papel higiênico e deixe de molho por 15 minutos. Esprema bem e misture com meio quilo de gesso cré, 100 ml de cola branca e meio litro de água. Misture tudo e use como sua imaginação mandar. Guarde o resto em sacos plásticos na geladeira.

CHURRASCO, COMO FAZER

Não existe momento mais feliz do que reunir a familia e os amigos para um delicioso churrasco
e para que tudo saia a contento e ninguém tenha que roer pedaços duros de carnes, temos que respeitar certas normas no preparo. Para começar você deve servir umas 300grs de carne por pessoa. As carnes mais recomendadas são a picanha, a maminha, a fraldinha, o cupim e costela. Além de carne bovina um bom churrasco deve ter linguiça, costela, lombo de porco, linguiça de frango, asinha de frango, e vegetais como cebola, tomate, e pimentão para quem não come carne.
      Prepare a churrasqueira com antecedência. Não tempere a carne. O melhor tempero é o sal grosso nada mais. Evite usar espeto, porque provoca a perda do suco natural da carne. O melhor é por a carne em grelhas, e deixar chamuscar um pouco para impedir que ela resseque. Mexa a carne o mínimo possível. Deixe grelhar bem de um lado depois vire para o outro. Coloque a carne de porco antes da bovina, por último o frango. Os pedaços devem ser pequenos porque ficam prontos logo. E para acompanhar, uma salada, vinagrete, farofa e como bebida uma cervejinha bem gelada.

EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS PARA CONFEITARIA

CONFEITARIA, EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS
Para preparar bolos, pães, biscoitos, pudins, sorvetes e outras delícias, você precisa de uma cozinha bem equipada, e eu tenho uma lista que se não é completa, mas tem os principais utensílios. Precisamos de 1 copo ou jarra com medidas, 1 balança, 1 rolo para abrir massas, 3 ou 4 colheres de pau de diversos tamanhos, 1 espátula de madeira para doces e cremes que você pode substituir por espátulas de plástico, 1 espátula de borracha, 1 peneira fina, 2 tigelas de tamanho diferentes para preparar massas, 1 batedor de arame para claras, 1 batedeira eléctrica, 1 liquidificador, 1 espremedor de limão e 1 de laranja, eléctrico ou manual, 1 jogo de medidas para xícaras e colher e suas frações, saca-rolhas, abridor de latas, de garrafas, escumadeira, garfo grande, 1 ralador, pincel para pincelar massas e untar formas, saco de confeiteiro com pelos menos 6 bicos diferentes, carretilha de cortar massas, moldes de alumínio para fazer biscoitos e formas diferentes, quebra-nozes, vidros com tampas herméticas para compotas, geleias, e conservas, 2 panelas de Ágata de tamanhos diferentes, 1 frigideira pequena para panquecas e omelete doce, 1 forma refractária para suflê, formas individuais para gelatinas, cremes e musses, forminhas para empada, forma de fundo removível para tortas, forma redonda para bolos, forma com buraco no centro, forma retangular, assadeira redonda para tortas e pizzas, espátulas para cortar e servir bolos, aparelho para sorvetes em bolas, tigela funda para saladas de frutas.

SUFLÊ DE LEGUMES, COMO FAZER

SUFLÊ DE LEGUMES

É muito leve, nutritivo e muito saboroso. Ótimo para dietas com restrição de calorias. Refogue 100 grs de peito de frango cortado em cubinhos com 30 grs de azeite, 1 dente de alho, 50 grs de cebola em cubinhos. Reserve. Cozinhe 50 grs de cenoura, 50grs de chuchu, 50grs de vagem, 50grs de batata inglesa, e uma colher (chá) de sal. e água suficiente para cobrir. Leve ao fogo até ficarem macias. Escorra. Refogue com 1 dente de alho amassado, 2 colheres de (sopa) de óleo ou azeite, 1 colher (sopa) de cebola picada. Reserve. Bata 2 claras em neve, junte as gemas e 1 colher de (sopa)  farinha de trigo.
MONTAGEM
Coloque metade dos ovos batidos em uma forma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo, misture o frango e os legumes, coloque sobre a massa e por fim o resto dos ovos. Polvilhe com queijo parmezão ralado e leve ao forno quente

AVES, COMO ESCOLHER, COMO LIMPAR

AVES, COMO ESCOLHER, COMO LIMPAR
A escolha, limpeza, conservação e preparo das aves requer um certo cuidado, pode ser pato, frango ou peru. Para isso antes de iniciar uma receita, verifique a idade da ave, pois isso, é de extrema importância. Então repare se ela tem o bico e osso do peito flexíveis, se tiver é uma ave nova, Sua pele deve ser clara, lisa e sem manchas. Você pode usá-la em assados, grelhados ou fritos, porque como são novos, a carne é macia.
    Já as aves velhas exigem um cozimento mais lento e servem para ensopados, cozidos ou refogados. Para preparar limpe bem a ave retirando toda pena, até aquelas penugens que teimam em não querer sair. Passe por uma chama acesa no fogão, ligeiramente que queimam e saem com facilidade. Limpe o pescoço, e a cavidade do peito. Tire o fígado, a moela, e o pulmão que ficam grudados na costa da ave, lave em água corrente. Se vir com os pés, retire também. Retire umas glândulas chamadas glândulas de óleo que ficam na parte superior do rabo. Essas glândulas, principalmente no pato, dá aquele gostinho enjoado. Tempere de preferência na véspera, para apurar bem o gosto. Guarde na geladeira de um dia para o outro e só tire uma hora antes de usar.

COCO, O LEITE, COMO FAZER

COCO, O LEITE, COMO FAZER 

Antes não tínhamos essas facilidades para fazer certas receitas, tudo era feito com muito trabalho. Sem falar que existia alguns tabus para que uma receita não desandasse. Assim era com o leite de coco. Tínhamos que retirar o leite do coco, antes de executar qualquer receita que pedisse esse ingrediente. Para isso ralava-se um ou mais cocos secos e colocava-se no liquidificador com água suficiente para que a mistura pudesse ser passada. Para cada xícara de coco, duas de água, de preferência morna. Depois passe por uma peneira fina pressionando bem para sair todo leite.Você pode também, retirar da casca e cortar em cubinhos, passar no liquidificador e coar. Quando não se tinha liquidificador, ralava-se bem fino colocava-se água e espremia-se com um pano ou peneira fina. Ai você tem um leite de coco natural, para usá-lo para todas as receitas que pedem leite de coco. Pode acreditar, é muito mais saboroso.

FESTA, QUANTO SERVIR

FESTA, QUANTO SERVIR

Se você vai dar uma festa e não tem idéia do quanto servir de bebidas para que não falte nem estrague, aqui vai uma dica que leva em consideração uma medida  padrão, usada nos bufês especializados no assunto. Multiplique as quantidades necessárias pelo número de pessoas e você terá uma idéia.
UÍSQUE-duas doses por pessoa, sendo que 1 litro de uísque rende cerca de 20 doses padrão.
CERVEJA- 600 ml por pessoa, o que equivale a uma garrafa.
VINHO-uma garrafa para 4 pessoas
REFRIGERANTE-1 litro por pessoa
ÁGUA- um litro por pessoa
Já os salgadinhos, devem ser servidos na quantidade de 10 por pessoa, isso incluem coxinhas, empadas, rissoles. Os doces, como brigadeiros, beijos, surpresas de uva, olho de sogra, também devem ser servidos 10 unidades por pessoa. Já os utensílios usados, vai de acordo com a bebida a ser servida, como por exemplo, copo para água ou refrigerante, um por pessoa. Copos para uísque um para duas pessoas, porque nem todos bebem. Taças para vinho, uma para cada duas pessoas, pelo mesmo motivo. Guardanapos de papel, cinco por pessoa. As cadeiras contabilizadas para o evento devem ser uma para cada três pessoas. Balde de gêlo, um para cada vinte pessoas e por fim o garçom que deve ser um para cada 20 pessoas. Os copos devem ser trocados com frequência e lavados durante a festa.

GÁS, VASAMENTOS, O QUE FAZER

GÁS, VASAMENTOS, O QUE FAZER
Quando você trocar um butijão de gás e fizer o teste e ele estiver vasando, tem uma maneira bem simples de parar com o vasamento, sem precisar colocar sabão para vedar ou esperar que um técnico venha resolver o problema. Passe algumas voltas de linha de costura, na rosca da torneira do gás e coloque-a no lugar e veja se o vasamento continua. Mas veja, a linha tem que ser o suficiente para enroscar a válvula no butijão, se pôr muita linha fica dificil de colocar a torneira. Na maioria das vezes o vasamento para.

ALIMENTO CONGELADO, COMO DESCONGELAR

ALIMENTO CONGELADO, COMO DESCONGELAR
Se você congelou um alimemto, como por exemplo feijão e não lembrou de retirar do freezer com antecedência, tem um jeito rápido de tirá-lo da vasilha em que foi congelado. Coloque a vasilha de cabeça para baixo em baixo de uma torneira aberta, e vá fazendo pressão no fundo da vasilha até sentir que a pedra de gelo que se formou, soltou. Tire a tampa e vire o alimento em uma panela e leve ao fogo brando e ferva bem sem deixar secar. Se for necessário coloque um pouco de água. Se você tiver forno de microondas esse processo é mais fácil, principalmente se a vasilha for dessas que vai da geladeira ao forno.

SOJA, FARINHA, COMO FAZER

SOJA, FARINHA, COMO FAZER
Para se fazer farinha de soja, deve-se pegar uma bandeja de metal, espalhar 500grs de grãos de soja e levar ao forno até os grãos mudarem de cor e ficarem crocrantes. Leva-se ao liquidificador em porções pequenas até transformarem-se em pó. Peneire esse pó e guarde em vasilha bem tampada e em lugar seco. Ponha em sucos, leites, sobre feijão, arroz, verduras etc. É considerável repositor hormonal sem os efeitos colaterais do repositor quimico.

FESTA, BEBIDAS, QUANTO SERVIR

Se você vai dar uma festa e não tem idéia do quanto servir de bebidas para que não falte nem estrague, aqui vai uma dica que leva em consideração uma medida  padrão, usada nos bufês especializados no assunto. Multiplique as quantidades necessárias pelo número de pessoas e você terá uma idéia.
UISQUE-duas doses por pessoa, sendo que 1 litro de uisque rende cerca de 20 doses padrão.
CERVEJA- 600 ml por pessoa, o que equivale a uma garrafa.
VINHO-uma garrafa para 4 pessoas
REFRIGERANTE-1 litro por pessoa
ÁGUA- um litro por pessoa
Já os salgadinhos, devem ser servidos na quantidade de 10 por pessoa, isso incluem coxinhas, empadas, rissoles. Os doces, como bridadeiros, beijos, surpresas de uva, olho de sogra, também devem ser servidos 10 unidades por pessoa. Já os utensílios usados, vai de acordo com a bebida a ser servida, como por exemplo, copo para água ou refrigerante, um por pessoa. Copos para uisque um para duas pessoas, porque nem todos bebem. Taças para vinho, uma para cada duas pessoas, pelo mesmo motivo. Guardanapos de papel, cinco por pessoa. As cadeiras contabilizadas para o evento deve ser uma para cada três pessoas. Balde de gêlo, um pára cada vinte pessoas e por fim o garçom que deve ser um para cada 20 pessoas. Os copos devem ser trocados com frequencia e lavados durante a festa.